Blogueiro Sidoso - II

Um blog como o Sidadania, certamente tem uma história por trás. Alguém que como eu tem uma causa para a vida originada em erros do passado (ou talvez não), não pode parar. De blogs sei muito pouco. Há procedimentos, há que ir visitar outros blogs, deixar comentários fazer desafios dar prémios. Acho piada a algumas coisas, a outras nem por isso. Um blog bem lido dá uma trabalheira do caraças lá isso dá.
Eu não gosto de ir a um blog, apenas fazer uma visita de cortesia, mas gosto de ir a todos os blogs e conhecer que está por detrás deles.”Missão Impossível” mas eu gosto destas “Task Forces” e não se admirem quando eu entrar de surpresa e dê um contributo modesto, mas sempre com Sida em cima.
Acho que ando um bocadinho à nora, mas caraças….. os blogueiros/as acho que nos seus prémios deviam pôr o seu cunho pessoal no prémio concedido. Se repararem nos prémios recebidos apenas tenho o prémio recebido do Silêncio Culpado e mesmo esse corre sérios riscos de ir para a reciclagem pois a figura não representa a Lídia nem o silêncio culpado. Deixo um texto a dizer que o recebi, porque realmente tenho orgulho em o ter recebido, e apago a imagem.
Da Fatyly recebi o desafio de 6 inutilidades em nossas vidas e eu apenas me lembrei de uma que deixo aqui expressa.
Escolhi “Preservativo XXL” , a razão é que por muito grande que seja, não cabem lá todos os políticos que andam a “Infectar” este país, portanto é uma inutilidade.
Portanto ando com menos imaginação, e mesmo assim a Bibby desafiou-me para abordar o tema do HIV pediátrico e não é só ela, tenho o desafio das relações sexuais serodiscordantes, quero há muito tempo ir para o câncer da mama , quero compreender melhor o autismo. Mas muitos destes temas têm de vir de fora para dentro para serem reais e vividos na primeira pessoa.
Bom por enquanto estou a gostar desta vivência de blog jornal de grande audiência, mas dá uma trabalheira do caraças.
Quem já foi aos princípios deste blog pode ter lido o “Blogueiro Sidoso” o titulo repete-se levando este o 2
Olhem amigos, vocês não tomaram cuidado, deixaram-me entrar com HIV e tudo, e eu garanto que sou pior para sair do que o vírus que carrego em mim.
Agora aturem-me
Hugs&Kisses
Raul Rudoisxis

Nomeações para o "Galardão Sidadania" mês de Março 2008

SIDADANIA nomeia: o blog "Zé do Cão", pelo seu texto no silêncio culpado sobre uma velhice feliz, e pelos seu contos no seu blog, cheios de ricos pormenores de passado não muito distante. O desgaste de um ser humano que apesar de tudo está fazendo a sua passagem pelo planeta terra de uma maneira Feliz.
Lídia de "Silêncio Culpado" nomeia: "Aromas de Portugal" - (um pai que luta pela causa do autismo e que tem um filho autista) e "A Ronda dos Sem Abrigo"(um grupo de voluntários da cidade do Porto).
"aDesenhar" nomeia: "Aromas de Portugal"
Os cinco actuais detentores do Galardão, podem nomear outros blogues, ou renomear a minha escolha, e o máximo de blogues a receber o galardão em Março, é de 3.
Boas escolhas
R.Rudoisxis

22 comentários:

SILÊNCIO CULPADO disse...

Raul
Eu percebo este sentir autêntico que não se formata.
Mas, tal como na vida real, também no mundo virtual, nós temos que lidar e compreender diferentes sensibilidades.
Que importa o prémio em si se a pessoa que mo vem dar vem com toda a ternura e consideração?
Devo menosprezar um prémio que me é dado com amor? Acho que não. Por isso recebo-os todos e nenhuns são mais importantes que outros.

Relativamente ao prémio Sidadania tenho uma longa lista de blogs que gostaria de ver envolvidos e serem portadores do PIN. Mas como o prémio não pode ser para todos e seria uma grande injustiça nomear uns sem nomear outros, sigo o critério de dar este prémio apenas a blogs ligados a causas e que ainda não o tenham recebido.

Assim, e com o intituito de dar visibilidade a estes blogs, nomeio:
O SOL POENTE - http://o-sol-poente.blogspot.com
AROMAS DE PORTUGAL - http://aromasdeportugal.blogspot.com (um pai que luta pela causa do autismo e que tem um filho autista)
A RONDA DOS SEM ABRIGO - http://arondadosemabrigo (um grupo de voluntários da cidade do Porto).

Diz-me se é necessário anunciar no Silêncio Culpado ou se basta comunicar aqui.

Um abraço e escreve sempre conforme sintas e tenhas vontade e disponibilidade.

R.Almeida disse...

Lídia
Vamos analisar o teu comentário e o meu ponto de vista, sobre os prémios.Eu estou completamente em sintonia contigo em relação à ternura,consideração e amor. Não deves menosprezar claro está, nem ninguém o deve fazer. Agora sou apologista que a imagem de cada prémio tenha a sua marca pessoal.
Eu adorei receber o teu prémio, mas acho que devias ter um pin para o prémio que tivesse a haver contigo. Por exemplo tens um Avatar lindissimo que podes adaptar e fica lindo.
Outra coisa nas tuas nomeações sobre "O SOL POENTE". Os seus co-autores são na sua maioria (penso) Galardoá-dos, e podem colocar lá a Insignia.Com as novas entradas, começa a haver blogs não co-autores, que farão a sua nomeação do blog por mérito próprio.
Isto é o meu ponto de vista espero que os outros blogs se manifestem sobre o que pensam.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Raul
Concordo com o que dizes em relação a tudo menos aos prémios. Sei que alguns têm um ar pimba e algo desfasado mas eu gosto deles mesmo assim.
Eu também gosto de coisas pimba, simples e iguais a si próprias. E quero mantê-las com as mesmas características com que me foram dadas.
O Silêncio Culpado não pretende ser um blog elitista e de intelectualidades.
Pretende ser um blog humano, próximo das pessoas, falando de forma simples e acessível e mostrando a outra face de algumas realidades.

Mas, meu querido Raul, cada um arruma a sua própria casa como entende. Gosto doutros espaços bem diferentes e obedecendo a outras orientações desde que traduzam o sentir de quem os constrói.
Beijinhos

P.S. - Se entenderes que deverá ficar apenas 1 único blog nomeado, por cada detentor de galardão, eu opto pelo Aromas de Portugal.

R.Almeida disse...

Acerca da parte final do comentário,podes deixar duas nomeações sem problemas.Entendo que assim o Sol Poente não estará nomeado mas pode ter lá a insignia.
Quanto ao elitismo de um blog estou completamente de acordo contigo também, ele deve ser acima de tudo um blog popular,dirigido para todos.
A Humildade,de um blog em si pode ser um manancial de virtudes. eu no meu vicio pela blog leitura encontrei blogs que nada têm a ver comigo,na sua parte temática, mas que são autênticas lições de vida.
Bjs.

José Lopes disse...

Caro Raul
Quanto aos prémios, conheço muitos autores de blogs com a mesma opinião, de que estes devem ter uma marca pessoal, e até concordo, mas o que me preocupa é que haja quem os use apenas como forma de publicidade pessoal. Disso é que não gosto.
Tenho aceite diversos prémios de autores que me visitam e de cujos blogs gosto, e ultimamente só tenho nomeado espaços que se identifiquem com a naturaza do "prémio", mas a maior parte das vezes limito-me a agradecer e a colocar o dito na coluna da direita.
Quando tenho tempo, visito os blogs dos amigos, muitas vezes leio com atenção os artigos e os comentários. Faço alguns comentários, quando acho oportuno, mas não o faço nunca por obrigação, até porque seria injusto para o próprio autor. Uma das coisa que me agrada na blogosfera é a liberdade de escolha e a variedade de linhas de pensamento e de preocupações. Talvez por isso mesmo visite blogs tão diversos como aqueles que constam da minha lista de links, quase todos eles com interesses diversos daqueles que eu abordo com mais frequência.
Cumps
Bom domingo

aDesenhar disse...

como as nomeações são limitadas a 3 blogues...
também nomeio o Aromas de Portugal.
quando forem escolhidos os galardoados, farei uma ronda para abraçar ou perfilhar as suas causas.

abraço Raul

R.Almeida disse...

Olá Guardião
Gostei do teu comentário e claro que há muita coisa que não gostamos. Um blog precisa de leitores quando quer passar uma mensagem, agora cabe a cada um de nós saber o que exactamente quer dos seus blogs.Há quem goste de discutir o sexo dos anjos e quem ache isso uma pura perda de tempo.
Um abraço solidário amigo.

Anónimo disse...

Quero enaltecer este blog pela temática da Sida e agradecer a nomeação do Aromas de Portugal.
Não conheço as pessoas que nomeiam, simplesmente me importa o que leio.Pouco me interessam quem na realidade sejam.Interessam-me os assuntos sociais e a ajuda a quem é, ou está, menos favorecido.

Em nome deste objectivo envio a todos vós as minhas saudações e um sorriso!

amigona avó e a neta princesa disse...

Deixo um abraço...de amizade por ti Raul, com o desejo de uma semanafeliz...

Luiz Santilli Jr disse...

Caro amigo Raul

Venho visitá-lo para dizer que linkei seu blog em minha página, na seção Blogs Amigos!
É com prazer que faço isso, esperando aumentar a freqüência com que nos falamos!

Luiz

R.Almeida disse...

Caro Luiz
Obrigado pelo link num dos seus blogs.Gostarei de falar e trocar ideias consigo.Um abração
Raul

Fatyly disse...

Um blog bem lido dá uma trabalheira do caraças lá isso dá.
Eu não gosto de ir a um blog, apenas fazer uma visita de cortesia(...)
.........................
é a minha postura desde sempre.

Dá trabalho sim senhora, leio de fio a pavio, mas sem nunca tentar vislumbrar quem é, como é...apenas baseio-me na leitura e pela leitura faço a minha análise e se gostar como gostei do teu aguentai-me até quererem:)

A tua inutilidade(insignificância) está o máximo e eu acrescentaria mais dois XX ao XXL:)

Quanto aos prémios, tal como na vida real eles merecem o que merecem, é gratificante receber, guardamos com muito carinho...mas meu amigo depois de partirmos os descendentes...pimba com eles no lixo:) Mas não dou conotações negativas e nem sequer tenho opinião sobre como deveriam ser ou ter, apenas que gosto de receber e dar, repetindo, valendo o "gesto".

Neste teu texto verifico que tentas saber, lidar, ajudar, entender outros flagelos como é a Sida, mas se começas a percorrer centenas de blogues, a meu ver e a minha opinião vale o que vale, darás por ti na arrebentação das ondas do mar e sem conseguires visualizar para que lado é saída.

Respeito todos os blogueiros(as) mas pelo que disse no início...é totalmente impossível ir a todos e os meus neurónios só dominam os que estão assinalados no meu blog.

Aturo-te com todo o prazer porque por ti tenho lido muito, aprendido muito e daqui levar ferramentas para ajudar vidas humanas que sem internet ou um minimo de ajuda vivem nas ruas da amargura. Não precisamos dar a volta ao mundo, basta olharmos até onde os nossos olhos alcançam e perto de nós há pais que não sabem como ajudar os filhos e familiares, há jovens e adultos que escondem o seu flagelo, há quem lide e vá abaixo com a "paralesia cerebral" de um familiar (a minha sobrinha por exemplo), autismo, cancro, coma, droga, violência doméstica, abuso sexual etc, etc...
e um vizinho em vez de ajudar...ignora,
em vez de dizer um bom dia...vira a cara,
em vez de pôr mais água no feijão e levar uma refeição quentinha...deita o que sobra no lixo
em vez de compreenderem, darem as mãos, ouvirem, ouvirem, ouvirem...criticam quase sempre, para não dizer sempre,pela negativa

e tudo isto sem se lembrarem que todos nós temos telhados de vidro.

Ainda bem que estás desse lado e todos que fazem da net o "diário" das suas vidas para que outros lhes façam companhia e sobretudo aprendam que é no estender de mãos, no tacto e audição que está a cura de tantos males.

Aquele abração com carinho a ti e a todos que não leio mas que aqui leio os seus comentários.

Um bom começo de semana**

René disse...

É um dever de todos apoiar esta causa do HIV.
Gostei de ver aqui o amigo Santilli que conheci no Silêncio Culpado. Um homem de valor e uma grande referência.

Odele Souza disse...

Querido Raul,
"...há que ir visitar outros blogs, deixar comentários fazer desafios dar prémios...."

Sabes, porque já te contei, que gosto de ler os comentários que deixam nos blogs. Leio agora o que Fatyly, essa adorável criatura, escreveu acima e sinto-me gratificada por, através dos blogs conhecer pessoas como por exemplo Fatyly e tu.

Muitas outras pessoas maravilhosas cruzam nossos caminhos neste mundo fantástico que é a blogosfera e com elas certamente gostaríamos de interagir mais. No entanto meu amigo, não nos é possível, - a mim não é - visitar TODOS os blogs que nos visitam e deixam comentários. Mesmo aqueles que estão linkados em meus blogs, nem sempre consigo tempo para visitar, e assim como Fatyly, quando visito um blog, gosto de ler o post de fio a pavio para poder deixar um comentário consistente. Mas já percebi que muitos blogs deixaram de me visitar porque não tenho ido aos seus sítios com frequência. É uma pena, porque as visitas e comentários não deveriam acontecer em forma de "troca". Esta é minha opinião, claro. Visitar um blog e deixar lá um comentário jamais deveria ser uma obrigação de quem quer que seja, mas algo feito espontaneamente e quando a pessoa tiver dispobibilidade e tempo para fazer isto. Mas sem o sentido de cobrança nem obrigação.

Quanto à dar e receber prêmios. Com toda a humildade que espero conseguir passar nas minhas palavras, eu digo: Não sigo e muito menos me agrada, essa história de distribuição de prêmios em corrente como temos visto acontecer na Blogosfera. Óbvio que respeito a opinião daqueles que pensam e agem diferente, dos que gostam de dar e receber prêmios, mas gostaria que também respeitassem minha forma de pensar. O tempo que a logística de receber e redistribuir os prêmios que me são oferecidos, eu prefiro usar para fazer pesquisas e escrever meus artigos para os posts de meus blogs, tempo este também precioso para visitar e deixar comentários nos blogs com os quais me sinto alinhada. Os que consigo, claro. O melhor prêmio que podemos receber de outro blog é que mencionem nossos posts, linken e indiquem nossos blogs, e nos visitem, claro.

No mais meu amigo, é preciso que fique claro tanto para quem nos prestigia com suas visitas e comentários - o que muito nos gratifica claro, como que fique claro também para nós mesmos, que a visibilidade alcançada por nossos blogs não pode nos tirar a liberdade. Precisamos ser livres - ter tempo livre - para continuar a passar a nossa mensagem com o objetivo de informar e conscientizar as pessoas, no seu caso sobre a SIDA/AIDS e no meu, sobre o perigo dos ralos de piscinas, a lentidão da justiça e o desrespeito aos direitos humanos.

É preciso manter o foco.

Um beijo, com meu respeito e admiração por você e por tantos outros que fazem parte desta nossa incrível "família blogosférica" por quem sinto, acredite, imenso carinho.

Boa semana a todos.

SILÊNCIO CULPADO disse...

Raul
Concordo com o que diz a Odele porém o meu objectivo, em todas as circunstâncias, é conhecer pessoas, estabelecer solidariedades, dar visibilidade a causas, questionar situações injustas. Às vezes o prémio ajuda a estabelecer pontes embora, neste momento, esteja a tornar-se quase opressivo.

O texto, de minha autoria, sobre idosos está publicado nos 7Pecados Mortais.

O Silêncio irá dar início a um novo ciclo agora o das pessoas com incapacitação. E quero demorar-me em cada caso todo o tempo que for preciso para que seja devidamente divulgado e entendido.
A Sida voltará a ser tema.
Um abraço

Odele Souza disse...

Lídia,
Um texto excelente e abrangente.
Vou me deter neste tópico: Causa indignação que pessoas com grande experiência profissional sejam barradas nas empresas por que já passaram dos 50 anos e sabemos, como fica claro em teu artigo, que bem antes desta marca, a idade já começa a ser um impecilho para que as pessoas, que mesmo ainda ativas intelectualmente,vêem o mercado de trabalho se fechar para elas. Muitas vezes as empresas trocam um profissional "mais velho" por um bem mais jovem sem tanta experiência mas que aceitará um salário bem mais baixo. E a experiência dos mais velhos vão sendo desvalorizadas. Na contra mão, o orçamento doméstico dos mais velhos sofre aumentos significativos com o avançar da idade da pessoa. Um exemplo gritante disto são os Planos de Saúde, ou Convênios médicos que passam a custar uma verdadeira fortuna após os 59 anos. Ou seja, desempregado ou aposentado, ganha-se menos e gasta-se mais.
Uma situação absolutamente injusta.
E porque não dizer, dolorosa.

Um abraço e boa semana.

PS. O cachorrinho da foto. Adotastes um bom campanheiro Lídia.

Branca disse...

Olá Raúl,
Gostei imenso deste teu post e concordo com quase tudo. Isto dá uma trabalheira tremenda, mas é muito interessante. Desculpa se não venho com frequência, não é por esquecimento, é mesmo porque os horários e o cansaço das noitadas às vezes passadas aqui me vão perdendo por imensos caminhos. Às vezes venho ler mas já a cair para o sono e a faltar-me a força para comentar.
A propósito de seres pior para sair que o vírus que transportas não faz mal pois eu também sou uma daquelas carraças que onde pegam não largam mesmo.Deixa-me ter mais tempo que ainda me vais aturar muito.
Beijinhos

. intemporal . disse...

Apoio a causa da Sida e apoio todas as causas que causem sofrimento humano. Apoio este Blog e juntamente com o Raul tento dar o meu contributo para que o mesmo tenha vida e promova vida entre todos aqueles que dela necessitem como de pão para a boca. Infelizmente não tenho muito tempo, mas todo o tempo que tiver, será utilizado, e bem utilizado, para dar vida a este blog, assim como a todos aqueles, que apreciem a minha contribuição. Obrigado Raul pela tua prestação ao mundo. Obrigado a todos os leitores, pois sem eles, não teriamos razão para manter vivo o objectivo a que nos propomos. Bem hajam. Juntos somos efectivamente mais forte e colheremos certamente a mensagem que aqui semeamos.

R.Almeida disse...

Pedido de Desculpas
Inadevertidamente, alguns comentários foram para a reciclagem sem que eu tivesse possibilidades de os recuperar.
Se comentou e não viu os seus comentários publicados por favor comente de novo. Aceite as nossas desculpas.
Um abraço

ARTUR MATEUS disse...

Raul
Eu também não gosto de prémios na medida em que os mesmos se transformam em imposições: imposições de publicar e imposição de nomear. Tenho o meu tempo muito limitado e são poucos os blogs que visito. Sou assíduo do Silêncio Culpado e há mais uns poucos que também visito.
Mas quem não visita nem dá prémios acaba por ser votado ao ostracismo.
Não me preocupo com isso porque vivo o mundo virtual com desportivismo e não quero ficar cativo de obrigações. Agora quem pretende fazer passar mensagens e ter uma intervenção mais activa tem que ter um comportamento diferente.
Um abraço e continue em força, homem.

C.Coelho disse...

Raul
Deixe-me dizer-lhe que não gosto do título do post: Blogueiro Sidoso.
Você pode ter sida mas não é sidoso. Sidoso é quem tem uma alma pequena e você não tem.
Prémios eu também não gosto nem visitas por obrigação mas, nestas coisas da blogosfera em que se procura capitalizar o protagonismo do blog, quem não visita e comenta fica a falar sozinho.
Um abraço

avelaneiraflorida disse...

Amigo Raul,

sei que não tenho sido a visita mais assídua...mas sempre que posso passo e espreito!!!
Concordo com muitas das coisas que estão colocadas neste post!
Mas dar´prémios, para mim, é uma manifestação de amizade, criar espécimes próprios já me parece complicado, porque nem toda a gente domina a técnica!!!!!
E voltarei, pode ter a certeza!!!!
Bjkas!!!