Água Oxigenada


A água oxigenada (Peróxido de Hidrogénio) foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas para conter problemas de infecções e gangrena em soldados em frente de batalha. A pesquisa buscava um produto barato, fácil de transportar e usar, que pudesse ser conservado de forma fácil e à temperatura ambiente, sem problemas colaterais. Durante a segunda guerra mundial, a redução no número de baixas e amputações foi tremenda, graças ao uso da água oxigenada. Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfectantes que existem. Isso é pouco divulgado e pode-se entender porquê. Um produto barato e simples de usar, concorre com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfectantes domésticos e hospitalares. Portanto, não há interesse comercial no seu uso em larga escala.
O que se pode fazer com água oxigenada:
1 - Uma colher de sobremesa do produto usada para bochechos e mantido na boca por alguns minutos, mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho.
2 - Manter escovas de dentes numa solução de água oxigenada conserva as escovas livres de germes que causam gengivite e outros problemas bocais.
3 - Um pouco de água oxigenada num pano desinfecta superfícies melhor do que qualquer outro produto. Excelente para usar em cozinhas e casas de banho.
4 - Tábuas de carne e outros utensílios são totalmente desinfectados após o uso, com um pouco de água oxigenada. O produto mata qualquer bactéria ou germe, inclusive a salmonela.
5 - Passada nos pés, à noite, evita problemas de frieiras e outros fungos que causam os principais problemas nos pés, inclusive o mau cheiro (chulé).
6 - Passada em ferimentos (várias vezes ao dia) evita infecções e ajuda na cicatrização. Até casos de gangrena regrediram com o seu uso.
7 - Numa mistura meio-a-meio com água pura, pode ser pingada no nariz em alturas de resfriados e sinusites. Esperar alguns instantes e assoar o nariz. Isso mata germes e outros microorganismos nocivos
8 - Um pouco de água oxigenada na água do banho ajuda a manter a pele saudável, podendo ser usada em casos de micoses e fungos.
9 - Roupas que precisem de desinfecção (lençóis, fraldas, etc), ou aquelas em contacto com secreções corporais e sangue, podem ser totalmente desinfectadas se ficarem de molho numa solução contendo água oxigenada antes da lavagem normal.
10 - Certamente você encontrará outras formas de usar a água oxigenada em sua casa.

Pena, que os cientistas e laboratórios no século XXI, não tenham a preocupação de nas suas pesquisas procurarem medicamentos baratos, sem efeitos colaterais e que possam ser conservados á temperatura ambiente. Caso tenham essa preocupação porque será que os retrovirais e tratamentos para a hepatite C são cada vez mais caros?
Será que os lucros milionários, os corrompem ao ponto de produzirem medicamentos que não curam mas apenas estabilizam as doenças ?
Será que ao fim de mais de 20 anos de investigação, ainda não conseguiram descobrir a terapêutica ideal, para o HIV e HCV sem efeitos colaterais ?
As perguntas ficam no ar e entretanto vá utilizando água oxigenada que é barata e muito útil, mas não diga a ninguém pois se começar a ser usada em larga escala ,alguém terá a ideia de a converter num produto extremamente caro e deixaremos de ter acesso económico a algo extremamente útil. Logo irão certamente achar qualquer contra-indicação, para que o seu uso seja considerado um perigo para a saúde púbica.

5 comentários:

Anónimo disse...

E quanto a água oxigenada para o hiv? Sabes algo sobre isso? Pode ser eficiente também para combater vírus como o hiv.
É baratinha demais para poder ser comercializada talvez.
Quantas curas baratinhas e/ou grátis existem?
Dificilmente iremos saber pela tv ou pelo nosso médico essas pk não dão dinheiro a ninguém.

Abraço,

Denis

R.Almeida disse...

Sei que para aloirar o cabelo também serve :)
Em relação ao HIV e seu tratamento sou conservador demais talvez pelo cagaço que tive quando soube que estava infectado e não dou saltos no escuro sem certezas.

Anónimo disse...

Ena! Não sabia!

De facto, durante a operaçao à boca, o dentista usou água oxigenada!

Mas, para os bochechos, recomendou outra coisa muito mais cara e receitou um gel cor de rosa para a cicatrização e desinfecção.

Já fui bochechar a boca para desinfectar e cicatrizar a operaçao.

Obrigado por mais esta, Ru!

rosario

SILÊNCIO CULPADO disse...

Raul
Excelente dica.
Abraço

Isabel Filipe disse...

Não conhecia todos estas propriedades da água oxigenada ...


ainda bem que vim aqui atrás ...


beijinhos