Leis Repressivas e o HIV



Em mais de vinte anos de luta contra o ostracismo e discriminação a que os portadores do HIV estão sujeitos, apenas modestas leis para proteger as pessoas infectadas foram feitas.
Numa atmosfera de completa ignorância e de indiferença (na qual se incluem numerosas organizações e instituições de combate á SIDA), levou apenas um ou dois anos, para que leis repressivas fossem aprovadas e todos os dias vão aparecendo novas leis que criminalizam a transmissão do vírus, transformando os seropositivos num perigo para a saúde pública. Os infectados deixaram de ser apenas pessoas que vivem com o vírus e passam a ser vistos puramente como factores de transmissão e potenciais agentes de contaminação.
Alguém tem de ser culpado pela epidemia, e os seropositivos parecem agora mais do que nunca ser os alvos preferidos para essa culpabilização.
Na altura em que a banalização da infecção pelo HIV, tem sido anunciada pelos meios científicos, produzindo os seu frutos diminuindo a discriminação,e na altura em que os governos se regozijam e se parabenizam, pelos progressos feitos na luta contra a SIDA, há os que pensam e acreditam que leis repressivas, vão fazer com que o medo das prisões, possa fazer com que o alastramento da doença seja travado.
È tempo de fazer ver ao mundo que os seropositivos, não são um risco de saúde pública.
Com os avanços no tratamento do VIH e do seu controlo, certamente não será através da repressão, humilhação, rejeição e medo, que se vai fazer com que o direito a que os seropositivos possam viver uma vida chamada normal, em que haja solidariedade e respeito pelas pessoas infectadas possa ser uma realidade.
Será que o manifesto da organização sidaction, distribuído na conferência de Toronto, pela luta contra a descriminalização pela transmissão do HIV vai ter algum eco junto dos decisores politicos mundiais?Vamos esperar para ver

1 comentário:

Anónimo disse...

Até dá ideia que aprenderam nada com o que aconteceu com a lepra e com a tuberculose, se nao estou em erro.

Cá pra mim, ele pensam que é dessas coisas que só acontecem aos outros!

Ou.... mas é isso!!!!! Eles acham que o virus é corrrrrruuptoooo!
heheehhe

rosario