Atitude Positiva

O ministro da Saúde enalteceu hoje a posição da Ordem dos Médicos, que defendeu a existência de um parecer que permita aos cirurgiões com VIH continuarem a exercer a sua actividade.
«A reacção da Ordem dos Médicos foi excelente. A Ordem tomou a posição correcta sobre essa matéria no pouco tempo de que dispunha», comentou Correia de Campos aos jornalistas durante uma visita à Escola Secundária da Portela, Loures, subordinada ao tema VIH/SIDA.
A Ordem dos Médicos promoveu há uma semana um encontro com especialistas para debater o caso do cirurgião com VIH, tendo o bastonário considerado que o risco de contágio é muito baixo.
Segundo a imprensa, Pedro Nunes defendeu ainda a criação de um parecer que dê luz verde a cirurgiões seropositivos ao VIH, adiantando que devem ser criados procedimentos para diminuir ainda mais o risco de contágio.
O ministro da Saúde aproveitou ainda para elogiar a iniciativa da associação Médicos Pela Escolha, que promoveu este sábado um almoço cozinhado por seropositivos, no qual participou o coordenador do Programa Nacional de Luta Contra a SIDA, Henrique de Barros.
Esta iniciativa surgiu na sequência de um acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa que considerou justificado e legítimo o despedimento de um cozinheiro infectado com VIH que trabalhava no hotel Sana.
Correia de Campos não quis apreciar directamente o trabalho dos juízes do Tribunal da Relação, mas considerou que ainda há «muito estigma por ignorância».
A este propósito, o ministro lamentou que apenas 15% dos jovens entre os 15 e os 19 anos tenham uma noção correcta de como se transmite o VIH/SIDA
Fonte:Diário Digital/Lusa

Sem comentários: