Três cegos, um caixote de lixo e o VIH

Já se passaram alguns anos, mas este episódio que vos vou contar ficou gravado na minha memória para sempre. Tinha ido fazer umas compras a Lisboa e devido á dificuldade de estacionamento deixei o carro estacionado a alguns quarteirões da loja onde fui. Era uma manhã bonita de sol e no regresso vinha andando calmamente desfrutando o dia. À minha frente caminhavam 3 cegos de braço dado, conversando animadamente e ocupando o passeio todo. Um pouco mais á frente havia um contentor de lixo encostado à parede, mas eles caminhavam de maneira tão confiante que não achei necessidade de os alertar para esse obstáculo.
Eles eram completamente autónomos, e se há alturas em que podemos ajudar, achei que se os alertasse estaria a interferir com a sua liberdade e independência e decidi nada dizer.
A certa altura o invisual que ia do lado de dentro dá um pequeno toque no caixote, e automaticamente todo o grupo como se estivesse sincronizado, parou deu um passo atrás e desviaram-se do obstáculo.
Nesse momento um deles rindo-se apenas disse: é pá queres levar o caixote de lixo para casa?
Todos se riram às gargalhadas e prosseguiram a sua caminhada.
Não vou aqui comentar sobre os obstáculos existentes nas nossas cidades para deficientes embora ache que é um dever cívico minimizá-los para que eles possam ter uma vida mais fácil, mas sim relatar a lição de vida que este episódio me deixou.
Os invisuais representam aqui toda a população não infectada pelo HIV, e que sabe que o mesmo existe. Têm uma ferramenta semelhante à bengala que os invisuais usam para não chocar com os obstáculos e que se chama preservativo e teimam muitos deles em não o usar pois acham que estão pisando terreno seguro. Acontece que por vezes chocam com o caixote do lixo, mas ao contrário do que estes três cegos fizeram em contornar o obstáculo, teimam em levar o caixote do lixo para casa.
A infecção pelo HIV, não é o fim de tudo mas sim o principio de uma nova vida. Haverá mais obstáculos nas nossas vidas mas é preciso aprendermos a contorná-los e a prosseguir a nossa caminhada.
Se levarmos o caixote de lixo para casa, o seu conteúdo cheirará cada vez pior e sentimo-nos incomodados com o cheiro pestilento do mesmo. Se o deixarmos onde estava e prosseguirmos a caminhada apenas resta a lembrança do acontecimento e nada mais. Podemos apreciar o que de bom a vida tem e prosseguir o nosso passeio até ao nosso destino. É possível encontrar outros obstáculos, mas se tomarmos uma atitude positiva os mesmos serão sempre contornados e a nossa vida será muito mais feliz.
Dê-me a sua mão, junte mais uns amigos e juntos caminharemos alegremente. A vida é tão curta que não podemos parar perante os obstáculos ou arriscamo-nos a perder tudo o que de bom ela tem.

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabens... vejo que continuas no teu melhor, e eu gosto, gosto de ler e venho aqui algumas vezes.
Ando fora e dentro do caixote do lixo mas aprendo a inalar e suportar o seu cheiro com pessoas que me são desconhecidas como tu por exemplo.
Um abraço deste invisual