Nova forma de combater o HIV

Acho que é importante para todos os doentes infectados com o HIV, saberem um pouco acerca dos medicamentos que tomam e das opções que têm para continuar a viver com alguma qualidade de vida. A ciência é complicada e nem todos têm pachorra nem o gosto, para aprofundar acerca dos medicamentos usados no tratamento desta infecção.
De maneira simples vou tentar escrever textos, sobre novos medicamentos para lhes dar uma ideia de como funcionam no organismo, e combatem o VIH.
Recentemente foi aprovado um novo medicamento que pertence a uma nova classe de retrovirais, chamado Maraviroc, e que combate o vírus antes deste infectar as células CD4, que fazem parte do nosso sistema imunitário. É normal o seu médico dizer-lhe que tem o seu sistema imunitário melhor quando tem muitas células CD4, e pior quando o numero destas células desce, pois as CD4 são o indicador de como está a sua doença.
Mas vamos contar um pouco a história acerca desta nova classe de medicamentos.
Em 1997, os cientistas descobriram, que uma pequena parte da população mundial de caucasianos ( cerca de 1%) tinha uma deficiência nas células CD4, e que essas pessoas eram resistentes à infecção pelo HIV. Essa deficiência encontrava-se numa parte da célula conhecida como receptor CCR5, que é utilizada por certo tipo de vírus, que se agarram á célula e penetram dentro da mesma infectando-a.
Com esta constatação pensaram em desenvolver uma molécula que bloqueasse esse co-receptor CCR5 impedindo o vírus de penetrar no interior das células, infectando-as e conseguiram. Nos testes feitos concluíram que o medicamento funciona, mesmo em doentes que têm resistências a outros medicamentos que deixaram de ser eficazes.
Não pensem, os leitores que está tudo resolvido e que com este novo medicamento o vírus não infecta as células CD4 e como não consegue reproduzir-se acaba por morrer e assim descobriu-se a cura para a SIDA. O caso é muito mais complexo e envolve muitas outras coisas. Aqui pretendo apenas que o leitor fique com uma ideia de como actua este novo medicamento que pertence à classe dos chamados antagonistas de citoquinas ou Inibidores de CCR5. Se houver interesse e os leitores fizerem perguntas acerca desta nova classe de medicamentos poderei escrever mais sobre os mesmos.
O importante é ficarem a saber que este medicamento actua no exterior ou seja na superfície da célula CD4, bloqueando o co-receptor CCR5 não deixando o vírus entrar e infectar a célula.

Sem comentários: