Merda de Cão e a Sida

Por trás da minha casa há um espaço, onde as pessoas levam os seus amigos de quatro patas para poderem fazer os seus cocós e chichis. Existem sacos para os donos, poderem recolher os dejectos sólidos dos animais e os deitarem no lixo, mas por falta de civismo nem todos o fazem.
Ainda bem que o dono de um canídeo teve esse comportamento anti-civico, pois o cocó do animal deu origem a este texto. Era uma obra de arte e merecia ser fotografada, mas eu infelizmente não tinha a minha máquina fotográfica comigo.
O dejecto deixado no chão, já seco tinha exactamente a forma do laço que representa a SIDA, e fez-me pensar que era uma mensagem deixada pelo canídeo, para me alertar para a forma como os nossos responsáveis políticos vêm esta doença e daquilo que fazem em matéria de prevenção para que a pandemia da SIDA seja travada.
Talvez eu seja uma pessoa distraída e não tivesse visto nenhuma campanha de verão para alertar as pessoas contra os perigos de serem infectadas pelo HIV, quer na Televisão quer nos Placards Publicitários espalhados pelas nossas cidades.
Lembro-me de uma marcha que desceu a Avenida da Liberdade e seguiu até ao Terreiro do Paço, com Gigantones em forma de Preservativos dentro dos quais iam pessoas a dançar e de um Slogan de que o sexo a três ainda é melhor ( 2 pessoas mais o preservativo entre elas) a qual lembra que a SIDA existe. O bonequinho Uzza em forma de preservativo com dois olhinhos, que faz lembrar o pirilampo mágico também deixa clara a mensagem de que a Sida continua a existir e de que o preservativo é a arma mais forte para nos defendermos da infecção. Mas esta marcha não foi da autoria da entidade governamental responsável pela prevenção, mas sim de uma ONG ,que tem longa tradição em campanhas de prevenção contra a SIDA, e que na minha modesta opinião fez mais do que todas as Comissões Governamentais de luta contra a pandemia do HIV durante todos estes anos.
Será que não é importante para os nossos governantes, continuarem a lembrar o povo de que a SIDA existe, e que a melhor maneira de a evitarmos é usar o preservativo?
Ou será que têm essa noção, mas como não estão vocacionados para essas campanhas, as delegam para as organizações da sociedade civil, financiando as mesmas?
Se for esse o caso as minhas desculpas, por ter pensado que tratam a SIDA como se merda fosse, mas a culpa não é minha mas sim do cachorro que cagou aquela obra de arte e do dono do mesmo, que não teve o cuidado de a por no lixo, pois se o tivesse feito eu não teria escrito este texto.

Sem comentários: