Selénio,como complemento ás terapias retrovirais


O Selénio é um elemento essencial para a saúde e a sua falta pode originar disfunções imunológicas e cardíacas.
Um grupo de investigadores da Universidade de Miami efectuou um estudo com 262 pessoas infectadas com o HIV três quartos das quais estavam fazendo tratamento antiretroviral.
Os investigadores formaram dois grupos de forma aleatória dando a um dos grupos (141)uma dose diária de 200 microgramas de levedura de selénio em cápsulas e ao outro grupo (121)um placebo. A levedura de selénio foi escolhida por a considerarem com mais probabilidades de proporcionar maiores níveis de selénio biodegradável , já que nem todos os suplementos tem a capacidade de elevar os níveis deste elemento no plasma.
Através deste estudo, chegaram à conclusão que o suplemento de selénio tem um efeito positivo sobre a carga viral bem como nas contagens de CD4s.
Não obstante estes resultados, e acharem que seria bom usarem este elemento como terapia adicional às terapias antiretrovirais, por o mesmo ser barato e seguro, é opinião dos mesmos que se deveriam fazer mais estudos e investigações durante períodos de tempo maiores.
Para os infectados sempre que aparece uma noticia deste género há o renascer da esperança. A ciência caminha lentamente, mas a pouco e pouco vão-se fazendo novas descobertas . Vamos aguardar uma validação da comunidade cientifica mundial, sobre o estudo, e esperar que os interesses económicos relativos ás terapias antiretrovirais não travem investigações deste tipo mas que as apoiem para se poderem tirar conclusões válidas. É que a ciência procura cada vez mais, moléculas complicadíssimas para a supressão do vírus e esquecem-se de investigar coisas mais simples onde a solução poderá estar escondida.

Sem comentários: