Lipoatrofia Facial em doentes HIV

A FDA, americana (Agencia para Medicamentos e Alimentação) aprovou um novo medicamento para solucionar as perdas de gordura faciais em doentes com HIV.
O medicamento consiste em pequenas esferas de Hidroxilopatite Cálcica, em suspensão com um gel e é injectado por baixo da pele estimulando a produção de colagénio, fazendo com que as rugas devido à perda de gordura facial, desapareçam.
Contudo o efeito deste novo produto não é permanente e desaparece ao fim de um a dois anos.
Muitos doentes infectados com HIV não se sentem bem devido ao desaparecimento da gordura facial e embora já houvesse no mercado outro medicamento é mais um que vem ajudar a resolver esse problema, isto para aqueles que o podem pagar pois penso que no nosso país os enchimentos faciais ou não são comuns ou não são comparticipados.
Mais importante do que através de uma espécie de maquilhagem disfarçar o problema, acho que seria mais útil desenvolverem retrovirais que não provocassem a lipoatrofia facial, bem como no resto do corpo.
Pessoalmente não o vou usar excepto se for por recomendação médica, mas para aqueles em que a deformação facial e do resto do corpo é causa da perda de auto estima, fico contente por haver mais uma solução embora o ideal fosse que os medicamentos não provocassem estes efeitos adversos.Não vou publicitar o nome do medicamento mas para quem o desejar saber, basta enviarem-nos um e-mail e enviaremos toda a bula do mesmo, para ficarem a saber com o que podem contar.

Sem comentários: