Crimes não punidos

O Norvir (Ritonavir) é um dos medicamentos usado, no combate à infecção pelo HIV e foi aprovado em 1996. O sucesso deste medicamento deve-se ao facto de que quando usado com outros medicamentos aumenta o poder destes, e assim pequenas quantidades de certos químicos têm o poder de combater o vírus eficazmente. É um medicamento que é considerado uma invenção essencial nas terapias usadas no combate à SIDA.
No desenvolvimento e investigação deste medicamento, foram usados fundos públicos, concedidos pelo NIAID e o investimento da Abbott cerca de 300 milhões de dólares até à sua aprovação, já foi mais do que pago pois as vendas já ultrapassaram em muito um bilião de dólares.
Em 2003 a farmacêutica, aumentou o preço do medicamento quatro vezes e actualmente está-se preparando para o aumentar de novo e desta vez cinco vezes.
Este aumento faz com que muitas terapias em que o ritonavir é essencial pelo seu poder potenciador, com produtos de outras farmacêuticas se tornem proibitivas devido ao preço das mesmas.
A questão que ponho é a seguinte: Se o investimento já está mais do que pago e com lucros milionários que aumentam a cada dia que passa, se o medicamento foi desenvolvido com o recurso a fundos públicos e é um bem essencial que pode salvar muitas vidas, os aumentos do preço do medicamento numa corrida desenfreada a lucros de milhões, é ou não um crime contra a humanidade?
Até quando vamos assistir a actos desta natureza, impávidos e serenos sem manifestarmos a nossa repulsa contra farmacêuticas que agem desta maneira protegidas por leis que parece foram feitas para legalizar e proteger interesses económicos, que mais não são neste caso concreto crimes contra a humanidade que deveriam ser punidos severamente.Vai sendo tempo de haver leis, que regulem a especulação e o lucro desenfreado em bens essenciais à vida humana.

4 comentários:

Nela disse...

Olá,

Já cusquei este blog umas quantas vezes e sempre achei que fazes um bom serviço público!

Tenho a certeza de que falar, partilhar as grandes questões e os pequenos detalhes dá mais qualidade à nossa vida.

Se tiveres pachorra, visita o meu espaço. Falamos de cancro e muitas outras coisas: falamos da vida.

Por falar em vida, a tua tensão arterial já está controlada? 23/12 não é para brincar mesmo...

Tudo a correr o melhor possível para ti.

R.Almeida disse...

É só mais um bocadinho...já estive no teu blog lendo alguns textos.Como prometi estou a escrever um conto, que está quase pronto sobre o cancro da mama. É fácil porque é verídico e está bem presente na minha mente, só mudei o nome real da minha amiga.
Um beijo Manuela tu vais vencer a tua neoplasia, pelo pouco que li escrito por ti és uma vencedora.

Anixinh@ disse...

Ola ,
vim aqui ao teu espaço cuscar atraves do blog "só mais um bocadinho" eu tambem tenho cancro e luto todos os dias
Tu descreves muito bem aqui o que é a sida e que é viver com ela admiro muito todo o teu empenho em ajudar todos aquele que padecem do mesmo , falas sem tabus nem medos assim é que é !!

Quanto ao aumento dos medicamentos , já sabes o estado nunca está satisfeito com aquilo que ganha connosco querem sempre mais e nós temos que nos aguentar á bronca como sempre,
Vou passar a visitar te mais vezes tens um blog que ensina muito sobre a vida.

E não abuses tá !!! espero que a tua tensão já esteja normalizada.

Que tudo te corra como tu desejares
Uma Amiga

R.Almeida disse...

Obrigado Ana pelas tuas palavras.
Já enviei um texto à Manuela sobre a minha história, e vai seguir outro especificamente sobre o cancro da mama, que penso também publicar aqui.Acho que vais gostar de ler pois é uma história real.
Força Miga