Relatos de uma mãe HIV+

Ao longo de algum tempo, têm sido aqui partilhados alguns relatos da minha gravidez, como seropositiva. Finalmente chegou ao fim esta viagem de 9 meses e apesar de altos e baixos, tudo corre bem quando acaba bem, como se diz.
Resolvemos partilhar a nossa experiência neste blog, não porque somos amigos do seu fundador, o que é verdade, mas esse não seria motivo, mas sim porque achamos importante desmistificar todas as questões relacionadas com o HIV, e a gravidez versus HIV é decerto para muita gente algo de complicado, para ser branda nas palavras.
Quando resolvemos que queríamos ser pais, procuramos informação acerca dos riscos que iríamos correr, e ponderamos se valeria a pena correr esses mesmos riscos.
Soube nessa altura que o risco de contagio, em Portugal, tomando todas as medidas de prevenção desse mesmo contágio, é de menos de 1%.
Decidimos arriscar e começou todo o processo de acompanhamento de uma gravidez de risco, ao nível do que se faz nos Hospitais Públicos em Portugal.
Fui acompanhada no Hospital Santa Maria, que tem um serviço de Obstetrícia que acompanha mulheres que por diversas razões, necessitam de um tratamento especial durante a gravidez (diabetes, Hipertensão, HIV, etc.). Aqui somos todas grávidas de alto risco, seja qual for a patologia em causa...brilhante.
Em simultâneo existe a funcionar neste mesmo serviço uma consulta de infecciologia, dada por uma médica com experiência em acompanhamento a grávidas, onde, durante a gravidez são feitas análises de rotina para ver o estado imonológico e tomar as decisões terapêuticas mais adequadas. Se necessário, também existe apoio psicológico. Nunca me senti descriminada neste serviço, desde o pessoal administrativo, ao pessoal médico, encontrei sempre boa formação, o que me deixou admirada. (continua em próximos posts)
Texto de: Asterisca
PS : O Sidadania congratula-se, com a partilha da tua experiência como mãe co-infectada com o HIV e HCV. Obrigado por pores á disposição de todos os leitores a tua história de vida e de mãe. Continuaremos a acompanhar o crescimento do teu bebé com todo o interesse, e desejamos para ele e para os pais tudo o que de melhor houver no mundo. Um beijo

1 comentário:

Anónimo disse...

queria dar os parabéns á mãmã. Votos de muitas felicidades e tudo de bom para o novo membro.
namoro com um sero+ e estamos a começar a pensar dar esse passo tb.Um longo caminho nos aguarda.
Beijos