Células Langerhans, Policias ou Ladrões ?



Numa luta contra a infecção do HIV, há sempre que considerar aquilo que nos pode proteger de uma possível infecção. A circuncisão, ou seja a remoção da pele que cobre a cabeça do caralho (glande) chamada prepúcio, parece dificultar a entrada do HIV no nosso corpo, numa percentagem que pode ir até 65%.
A Explicação cientifica para este facto é que a parte interna do prepúcio é rica em células chamadas de langerhans e cuja função é juntar microorganismos (entre os quais, por azar também o HIV) e levá-los para os nódulos linfáticos com o intuito de estimular o sistema imunitário. Claro que o HIV logo que entra nos nódulos começa a sua acção de reprodução introduzindo-se nas células cd4 e consequentemente produzindo mais vírus.
Por outro lado a pele do interior do prepúcio tem falta de uma proteína chamada queratina que serve de barreira contra a entrada do vírus o que não acontece na parte exterior bem como em toda a superfície do pénis.
Estas células de langerhans agem como policias e estão espalhadas por todo o corpo, movimentando-se constantemente entre a epiderme e os nódulos linfáticos. Prendem os criminosos e levam-nos para a esquadra que são os nódulos linfáticos onde levam o respectivo correctivo. Só que no caso do HIV , agem como policias burros e com o seu serviço fazem uma borrada de todo o tamanho, porque uma vez na esquadra, o HIV corrompe todo o sistema de protecção e torna-se o feitiço contra o feiticeiro.
Não me vou alongar nesta divagação comparativa entre a policia e as células langerhans, ou daqui a bocado teria o comando nacional da bófia á perna por estar a difamar a instituição. O certo é que a circuncisão é um factor de protecção adicional contra a entrada do vírus por via sexual e devia ser levado em consideração pelas autoridades de saúde mundiais numa tentativa de redução de riscos de infecção pelo HIV.

Sem comentários: