O Sofrimento de um Sidoso Fumador


Sou fumador por opção, e embora saiba dos malefícios do tabaco ainda não arranjei a força necessária para o deixar.
Penso deixar de fumar um dia, mas preciso de condições psicológicas que me permitam fazê-lo e não ter pessoas á volta com quem embirrar o que me aconteceu nas vezes anteriores em que o tentei fazer.
Depois de 3 horas de voo até Londres num voo em que não era permitido fumar, cheguei lá quase desesperado e com uma enorme vontade de fumar. Dirigi-me a um funcionário do aeroporto e perguntei-lhe onde ficava uma área de fumo a qual ele me indicou. Entrei numa sala cheia de aparelhos para purificação de ar toda amarelada com cinzeiros cheios local nada agradável de se estar lá dentro, mas a vontade era tanta que lá suportei os minutos que levou a consumir o cigarro até meio, pois era absolutamente impensável continuar lá por mais tempo.
A sala toda fechada tinha uma área de 5 por 22 metros que eu medi com passos e tinha uma lotação de 56 pessoas, estando na altura em que eu lá entrei vinte e seis fumadores.
O Ambiente era insuportável o ar quase irrespirável e muito suja como atrás referi.Saí de lá completamente ganzado com os olhos vermelhos e meio atordoado. Os outros fumadores que eu observava era a mesma coisa e era só o tempo de matarem o vicio e saltarem de lá para fora. Nos bancos em aço inoxidável, só se via a cor metálica que definia os contornos dos corpos de resto era aquele amarelado da nicotina. Os aparelhos purificadores de ar estavam também todos amarelados pela nicotina.
Havia outras áreas como a da fotografia que ilustra este post que eram abertas em cima e estas sim limpas e os purificadores de ar eficazes e sem o amarelo da nicotina, mas mesmo estas áreas (só encontrei uma na área de shoping) pareciam locais de segregação onde os nicotinodependentes estavam.
O Tabaco no UK é extremamente caro e portanto a carga fiscal sobre ele dá imensas receitas ao estado, que podia com uma pequena parte desses lucros cuidar mais da limpeza das áreas de fumadores, pois da forma como estão são um atentado á dignidade dos cidadãos pagadores de impostos altíssimos, que merecem áreas de fumo melhores e mais consideração.
Se é uma punição por poluirmos o ar porque não fecham as fábricas de tabaco?
Porque não se preocupam com as fábricas , carros e outros elementos poluidores que são a principal razão da poluição do mundo?
Enfim não basta a discriminação á Sida ainda nos põem mais este fardo em cima.
Apenas escrevo este post para dizer que ser Sidoso Fumador não está fácil hoje em dia.
Uma certeza eu tenho, é que mais dia menos dia vou deixar de fumar, porque ser fumador não significa ser imortal.Já estou por Portugal, mas o tempo para escrever textos para publicar, anda escasso, com reuniões e outros afazeres, mas para a semana espero já haver mais disponibilidade para ir relatando o que foi o Congresso de Glasgow e dar de novo vida ao blogue.

3 comentários:

Anónimo disse...

Entao devias ser como eu fui, sidoso e agarrado ao po mas atencao do meu tempo nao havia salas de chuto e como tu ressacas o cigarro eu tb ressacava o po , tinha direito certo , tb tava dificil para mim ser sidoso e agarrado,AGUENTE-SE!!!!Sim e + dia - dia vais deixar de fumar podes crer , eu ja deixei fumar e caldar so ficou os copos mas prometo-te + dia- dia vou deixar por la em cima nao temos esses tempos e espacos ! AGUENTE-SE AMIGO por nestes lados so na rua fumas podes crer

Anónimo disse...

e outra coisa tb acho que eles o "estado"deveria tirar mais proveito das cargas fiscais que levam dos fumadores ai tyou de acordo ctg

Anónimo disse...

mas atencao que tu tens direitos de fumar como eu tenho de beber , end is , estes gajos e que nao entendem nada , bem vindo ao pais da maravilha que podes fumar do aeroporto centros comercias qualquer lado creio :)