Lipodistrofia VS Tratamentos


Já falamos neste blog sobre lipodistrofia associada à toma de antiretrovirais (10SET2006) e vamos continuar falando sobre ela por ser um assunto importante a debater.
De momento não há um tratamento eficaz que possa inverter os efeitos da lipodistrofia. Há relatos de pessoas que interromperam o tratamento antiretroviral (o que não é aconselhável) e verificaram alguns progressos sem no entanto voltarem ao que o seu corpo era antes. Dietas com vista a minimizar os efeitos e progressão da doença, parecem não ser eficazes embora sejam úteis na redução dos níveis de colesterol.
Existem alguns medicamentos usados para tratar a distribuição das gorduras no corpo e vou citar alguns deles e também os efeitos adversos que podem causar.
A Hormona do crescimento humano, pode reduzir as gorduras acumuladas na região abdominal e entre os ombros, contudo para que o efeito permaneça é necessária a continuação do tratamento. Tem o inconveniente de não se conhecerem as doses correctas para a sua aplicação e tem efeitos colaterais tais como dores nas articulações e inchaço nas mãos e pés .Também foi associado a este tratamento em algumas pessoas o desenvolvimento de diabetes
Esteróides anabolizantes, também foram indicados para o tratamento em homens mais velhos devido a que a acumulação de gordura abdominal foi associada à redução dos níveis de testosterona. Estes esteróides fazem com que o tecido muscular aumente , mas fazem perder gordura na face e nos membros. Têm como inconveniente aumentarem os níveis de colesterol e podem danificar o fígado.
A Metaformina é usada no tratamento de diabetes, é efectiva em reduzir os depósitos de gordura abdominal e reduz os triglicéridos. Pode conduzir a perdas de peso substanciais e pode causar náuseas e diarreia , para além de necessitar de vigilância para a acidose láctica.
Portanto o panorama apresentado não é o melhor para quem pensa num tratamento com medicamentos. O exercício físico é conveniente para o desenvolvimento dos músculos e conduz a uma redução da lipodistrofia, queimando os triglicéridos contidos na gordura corporal. Contudo é preciso saber até onde podemos ir no exercício físico e nos riscos que o mesmo quando feito sem controle pode ter para o coração. Num próximo post daremos algumas indicações dos limites para sabermos até onde podemos ir.
Se não podemos eliminar de todo os efeitos da lipodistrofia, vamos minimizá-los com o exercício físico, pois este faz parte da terapia de combate ao HIV.

Sem comentários: