Carga Viral & CD4s

Na infecção pelo HIV, existem dois indicadores que todo o seropositivo, mesmo aqueles que pouco ou nada sabem sobre a doença devem saber, pois através deles temos a noção do nosso estado de saúde. São eles a contagem de células CD4 e a carga viral.
As células CD4, dão-nos a indicação de como está o nosso sistema imunitário pois são elas que ajudam o nosso corpo a combater as infecções provocadas por microorganismos tais como bactérias, fungos e vírus.
A carga viral dá-nos a indicação da quantidade de vírus que existe no nosso organismo e quanto maior for mais depressa o nosso sistema imunitário é destruído.
As quantidades mencionadas nas análises, representam apenas o que existe num milímetro cúbico de sangue e não no corpo todo.
Uma carga viral baixa (o ideal será abaixo de 50 cópias por mililitro de sangue) significa que o vírus está controlado e podemos ter uma saúde semelhante á dos não infectados.
As células CD4 são medidas em percentagem de todos os glóbulos brancos existentes no sangue e uma pessoa saudável sem infecção pelo HIV essa percentagem é de cerca de 40%. Normalmente os médicos fazem os cálculos e apresentam-nos um numero que para nós é uma referência sendo importante saber que abaixo das 200 cd4 o nosso sistema imunitário está fragilizado e que acima deste número (quanto mais alto melhor) estamos bem. O numero de CD4 numa pessoa não infectada pode variar entre as 500 e 1200.
Haveria muito mais a dizer sobre estes dois indicadores, mas o mais importante acima de tudo é de uma maneira simples dar a informação da importância destes dois indicadores da progressão da doença e se me é possível fazer uma comparação a um veiculo automóvel e á sua condução, posso dizer que as CD4 são o combustível e com mais combustível podemos fazer mais quilómetros e a Carga Viral a velocidade a que conduzimos. Quanto mais velocidade maior o risco de termos um acidente ou de sermos apanhados pela bófia em excesso de velocidade e levarmos a respectiva multa ou algo mais.Conduza a sua saúde com cuidado e terá uma viagem agradável, sem percalços ao longo da viagem da sua vida com o HIV.

Sem comentários: