A doença que mudou o Mundo...


Estivemos no lançamento do livro, que dá o titulo a este texto. O livro é uma compilação de artigos da agencia Lusa publicados durante vinte anos e que nos dá uma panorâmica da evolução da SIDA e dos pensares em relação a ela. Muita coisa mudou a nível cientifico, os tratamentos melhoraram, e os cuidados prestados pelos profissionais de saúde também.
É uma leitura agradável para aqueles que se interessam pela história do HIV e na minha opinião veio preencher uma lacuna importante para reavivar as nossas memórias voláteis sobre aquilo que lemos no passado e que em determinado período foi considerado de extrema importância divulgar.
São cerca de 350 páginas, as quais vou devorar nas próximas semanas e certamente inspirar-me em alguns textos para melhor ilustrar temas do passado e do presente em relação ao HIV, em futuros posts a publicar no blog dos Sidosos.
Depois de uma reflexão cuidada sobre noticias do passado, podemos compreender melhor a razão do estigma e da discriminação de que os infectados são vitimas ainda hoje por parte da população menos esclarecida.
É bom recordar que há 20 anos atrás, muitos médicos não queriam tratar os doentes infectados pelo HIV, e que actualmente os doentes de HIV/SIDA são muito desejados mesmo por aqueles profissionais que não têm qualquer experiência acerca da doença.
Mudam-se os tempos, mudam-se os medos e mudam-se tantas outras coisas que não vou aqui referir para que não me venham acusar de ter um mau feitio.
Pessoalmente acho que este livro fazia falta, e não é de maneira nenhuma mais um mono nas prateleiras das nossas bibliotecas, pois quem o começar a ler vai certamente interessar-se pelo conteúdo e usá-lo como manual informativo muitas vezes.

Sem comentários: