Alerta para quem toma "Kaletra"


Foi aprovada recentemente uma nova formulação de Kaletra (lopinavir+ritonavir) em comprimido revestido por película na dosagem de 200 mg+50 mg, a qual está gradualmente a substituir a formulação em cápsula mole doseada a 133,3 mg+33,3 mg.
Durante o período de transição, enquanto ambas as formulações estiverem simultaneamente nas farmácias hospitalares pode haver confusão nas tomas assim tenham em conta :
As antigas cápsulas são cor de laranja e são tomadas 3 cápsulas 2 vezes ao dia
Os novos comprimidos são amarelos e são tomados 2 comprimidos 2 vezes ao dia
A nova fórmula “OS AMARELOS” não necessitam de frigorifico como os anteriores, e enquanto a antiga fórmula devia ser tomada com alimentos, os novos comprimidos tanto podem ser tomados com ou sem alimento.
Há casos embora não muitos que quando o kaletra é tomado com certos medicamentos a dose poderá ser aumentada, mas isso será o seu médico a dar-lhe essas indicações.
Cuidado e não faça “Borrada” os novos amarelinhos são só dois, duas vezes ao dia.
Eu sei que você sabe disto e que mesmo na farmácia hospitalar lhe deram essas informações mas como nunca é demais alertar aqui fica.A própria Infarmed avisou para uma eventual confusão. A figura mostra as diferenças dos comprimidos e a quantidade diária.

Sem comentários: