Os Flamingos terão Sida?





Axu que não... no entanto da fama de terem a Gripe das Aves não se livram, com toda a paranóia associada a essa pseudo-pandemia e ás vacinas feitas com flor-de- anis, incapazes de prevenir uma simples gripe e vendidas a preço de Ouro pelo laboratório que a comercializa. É que algumas "Aves Raras", que fazem parte dos governos do mundo têm de ser preservadas.

O texto que se segue foi publicado no meu extinto Blog, e não sei como sobreviveu, mas por continuar a ser actual vou colocá-lo aqui de novo.

Gosto dos Flamingos não sei porquê mas gosto. É meu hábito, munir-me de binóculos e ir apreciá-los para a foz do Trancão. Ás vezes na maré baixa eles vêm comer para mais perto e com a ajuda dos auxiliares ópticos , eu sou transportado para o meio deles. Parece que já os conheço e ponho-lhe os nomes dos meus amigos.
Ao colocar-lhes os nomes fui defrontado com a dificuldade de saber se eles eram machos ou fêmeas, mas essa dificuldade foi ultrapassada pois para mim os amigos não têm sexo.
Devido ao grande numero de baixios na vazante eles dividem-se por grupos e por várias áreas e uns estão mais longe outros mais perto e alguns são solitários e pastam sózinhos ou com outro flamingo.
Há alguns que levantam voo e se vão afastando e há outros que vêm voando na minha direcção e pousam tão perto que consigo estar junto a eles.
Conforme vou rodando os binóculos, ás vezes encontro alguns que não estão pastando, nos baixios tão ricos em alimentos. Parecem estáticos e doentes e eu preocupo-me com isso. Mas nada posso fazer por eles, pois eles são livres e selvagens e a natureza só encontra o seu equilibrio, controlando os seres vivos que lhe pertencem.
A minha preocupação é no pensar que eles devem estar fortes e saudáveis, pois quando o inverno estiver a chegar eles vão-se juntar e vão fazer uma longa viagem até outras paragens também lindas e onde eles se sentem bem.
Ao atribuir nomes aos flamingos, ás vezes tenho alguma dificuldade para não dizer muita, em atribuir nomes especialmente quando é um amigo se encontra em dificuldades, ou que tem um determinado problema naquela altura.
É que no mundo dos flamingos , tudo parece belo e bom. Certamente não o será e eu
para ver os problemas teria de penetrar nesse mundo e teria de me tornar num flamingo também.
Ás vezes vejo outras aves no meio dos flamingos, são aves raras também, e convivem pacificamente nos fartos pastos. Ainda não decidi por-lhe nomes pois são em numero diminuto, mas um dia terei de o fazer pois se elas existem têm direito a ter um nome.
Hoje vi 2 flamingos ao longe, muito perto de outro que estava imóvel e parecia estar doente. De vez em quando aproximavam-se do Flamingo doente e pareciam estar a incentivá-lo a reagir. Eles pareciam estar tristes e lá iam pastando mas de vez em quando iam para junto do outro flamingo. Algo fora do comum se estava a passar mas eu não consigo entrar no mundo dos flamingos.
Há um flamingo que tenho vindo a observar que se afasta dos outros, mas não para longe. Dá um voo curto até junto do grupo e logo a seguir outro voo para uma zona do baixio que parece gostar mais. Reconheço este flamingo pelas suas cores e vou observá-lo melhor. Amanhã vou vê-lo de novo e tentar compreender a razão deste comportamento estranho.
Em breve e com o aproximar do inverno sei que todos os flamingos se vão juntar e vão partir para longe. Quando o tempo aquecer tenho a certeza que vão voltar. Alguns não estarão lá pois o destino e as grandes viagens fizeram com que desaparecessem para sempre, mas isso é a lei da natureza. Outros flamingos novos e lindos aparecerão.
Um texto Sida-comparável, mas sem que a mesma esteja presente. Isto de observar os flamingos é giro......são eles que dão cor á minha vida.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tenho a facilidade da palavra, mas aqui, não sei como dizer-te o que me fizeste sentir. Foi bom e prontos!

Soube bem. Obrigado.

rosario