Leis, Seringas e Prisões


Num post anterior, congratulei-me com a decisão do governo de colocar nas prisões á disposição do reclusos seringas, como forma de prevenção para o HIV, Hepatites Virais e outras doenças infecciosas.
Foram estabelecidos 45 dias para terem um plano operacional para por em prática esta legislação.
A minha ignorância sobre o que se passa dentro das prisões levou-me a pensar que era uma boa medida, no entanto quanto mais sei sobre as prisões mais apreensivo fico com o receio que esta decisão governamental não seja posta em prática. Fica bem termos a legislação (para os governantes) e seria excelente que fosse posta em prática em 45 dias e muito bom em 45 semanas.
Um ex-recluso enviou-me um email que agradeço e publico seguindo a máxima de que quem está no convento é que sabe o que lá vai dentro.

Caro RU2X
Como em muitas coisas no nosso País, infelizmente é habito quando um lobby quer resolver uma situação aproveitar uma mudança, para fazer ouvir a sua voz e daí tirar partido.
A troca de seringas nas cadeias não tem mal nenhum, e não acredito que no fundo quem está á frente do sindicato também não o saiba, o facto é que na situação actual é mais uma medida para ficar basicamente no papel, pois as cadeias não têm condições para que as coisas funcionem, vai ser mais uma medida que como tantas outras nos vai colocar com uma legislação óptima, mas que de facto, não vai passar á pratica em todas as cadeias, nunca.
Actualmente como no passado, a situação nas prisões é explosiva, agora como no passado existe dentro da comunidade prisional (guardas e presos) grande tensão, por varias razões no qual a situação da droga é só uma, infelizmente e pese embora o facto de ter vivido dentro de 5 estabelecimentos prisionais dá-me uma perspectiva abrangente que poucos terão, pouco ou nada tenho feito para poder ajudar a modificar as coisas, não porque não queira, mas porque não tenho encontrado os meios necessários, para o poder por em prática ao serviço dos outros, a experiência que adquiri ao longo de 10 anos.
Ainda me lembro de quando em 95 se lutava por o direito à diferenciação positiva para os doentes com HIV, e através de uma organização que se extinguiu, a APAR (Associação Para Apoio a Reclusos), ter membros do sindicato dos guardas prisionais a pedir-me para fazer sair na comunicação social algumas informações e problemas que ainda hoje se mantêm.
Acho óptimo que se implementem programas de troca de seringas nas cadeias, só não acredito que esta medida isolada traga os benefícios que a mediatização da situação está a querer fazer parecer, na minha opinião o único beneficio da medida é poder trazer a publico a situação que se vive nas cadeias, falta de assistência médica, a falta de alimentação minimamente adequada, a sobrelotação, etc.
O aumento da repressão dado o caos que ai se vive, vai ter que ser exercido pelos guardas prisionais, mas não são eles que o decidem, são os senhores que vivem e trabalham dentro dos gabinetes das mesmas prisões que ditam as regras, os chamados educadores e claro está a direcção de cada estabelecimento, que tem regulamentos próprios e que não são uniformes a todos os estabelecimentos, só para teres uma noção, a direcção de cada estabelecimento tem poder para decidir se os reclusos têm direito a ver televisão ou não, bem como se podem ter acesso a jornais vindos do exterior, se têm visitas aos fins de semana ou durante a semana ou mesmo se não as têm, vou dar-te um exemplo concreto: em Alcoentre, havia televisão até as 23 H mas quem tomasse medicação á noite só podia ver ate as 21 H, um dia por causa de um jogo de futebol que acabava ás 22.30 H quem tomava medicação provocou um motim, por achar-mos ser injusto que pelo facto de seguirmos ordens médicas nos privassem de ver TV, motim armado exigimos a presença do director, estava tudo a acalmar, chegou o Srº director e mandou os guardas avançarem nem que fosse preciso abrir fogo, os guardas hesitaram, até porque alguns até compreendiam a nossa revindicação, mas o director insistiu e foi o descalabro.
Pelo que conheço do sistema, o mesmo internamente vai fazer tudo para limitar os direitos de quem use a troca de seringas, logo vai haver problemas para os quais o sistema não tem resposta, e como sempre quem se vai lixar é quem vive lá dentro, presos e guardas, enquanto isso os únicos beneficiários serão os políticos, que ficam com uma imagem de grandes reformistas.
É como a constituição, todos temos direito a uma casa, ao trabalho, ao SNS. etc. mas na pratica nós vemos o País que temos.
Cumprimentos do HIVO

Sem comentários: