Hepatite C, a bomba relógio


Mil vezes mais infeccioso que o vírus HIV/SIDA , estima-se que no nosso país, cerca de 150.000 pessoas estejam infectadas com o HCV, vírus da hepatite C . Muriel Colinet, presidente da Associação Europeia de Doentes do Fígado, acusou Portugal de recusar tratamento a Toxico Dependentes, Alcoólicos, Reclusos e Imigrantes, que são aqueles que oferecem mais riscos de infecção. Portugal ainda não tem um plano estratégico para combater esta epidemia. Se nada for feito em breve o numero de infectados disparará para valores alarmantes (se é que já o não são) e difíceis senão impossíveis de controlar pelos nossos serviços de saúde.
Onde estão as campanhas de sensibilização encorajando as pessoas a fazerem o teste ás Hepatites? Será que não são importantes?
Porque será que não existe um Comissariado Nacional para a prevenção desta pandemia á semelhança do que existe para a SIDA.
Posso andar distraído, mas não tenho visto nada que alerte a população para este flagelo. No dia mundial da Hepatites, que ocorreu no passado Domingo apenas vi na televisão uma peça a falar da Hepatite C, ao contrário do que aconteceu no ano passado em que foi dado relevo aos perigos desta doença especialmente numa peça em que se mostravam objectos que podiam ser agentes transmissores e outros que ajudavam a prevenir a infecção.
Até quando vamos assistir impávidos e serenos ao alastrar da Pandemia, para depois arranjarmos bodes expiatórios para lhes atirarmos as culpas, quando a situação estiver fora de controlo.
Precisamos de ser mais activos nesta luta, formar grupos de acção e associações que realmente trabalhem, para que num futuro próximo não tenhamos que chorar por aquilo que não fizemos e que deveria ter sido feito.
Afinal a SIDA e as Hepatites Virais não são doenças, que só acontecem aos outros, como muitos querem fazer crer.
Ou acordamos para a realidade ou em breve estaremos todos fod****

Sem comentários: