Dentistas e o HIV


Até há bem pouco tempo, muitas pessoas questionavam-se numa ida ao dentista poderiam ficar infectadas pelo HIV. O receio maior era o dos objectos cirúrgicos não descartáveis e de haver sempre sangue nas intervenções.
Nunca me apercebi de haver receios em relação a serem infectados pelo vírus da hepatite C , nas mesmas práticas mas talvez isso seja devido ás dúvidas terem sido postas num site dedicado á infecção pelo HIV.
Há dias num site vi algo que nunca tinha visto e é pena que não tenha guardado o endereço, pois seria interessante transcrever o que lá era dito. Pela primeira vez vi pessoas manifestarem-se sobre os seropositivos não poderem ser dentistas, devido ao perigo de infectarem os pacientes. Engraçado é que se referiam aos dentistas poderem ter gengivas sangrentas e não a poderem ter cortes nos dedos isto se é que os dentistas metem os dedos na boca das pessoas sem usarem luvas descartáveis e esterilizadas.
Não sei se é obrigatório estes profissionais de saúde (dentistas) fazerem testes ao HIV e caso sejam seropositivos são impedidos de continuar a exercer a sua profissão, o que de qualquer maneira seria mais uma discriminação contra os portadores do vírus, mas acredito que a condição serológica de um dentista não é impeditiva que ele continue a exercer a profissão.
Há tempos tive o privilégio de assistir a uma acção de formação para dentistas, dada por uma médica que falou sobre eventuais riscos de acidentes de trabalho e da terapêutica PEP (Profilaxia Pós Exposição ), que em caso de acidente poderia ser ministrada a estes profissionais evitando a infecção. A explanação dos riscos foi brilhante e muito clara.
Chocou-me foram as perguntas feitas pelos dentistas, que demonstraram uma completa ignorância em relação ao HIV tendo alguns deles mesmo sugerido que tivessem retrovirais nos seus dispensários, para tomarem em caso de picadas ou outros acidentes, em vez de sugerirem haver um protocolo para terem assistência imediata nas urgências de qualquer Hospital para serem aconselhados e medicados conforme os guide-lines para situações desta natureza.
Também fiquei impressionado em se preocuparem tanto com a infecção pelo HIV e não se preocuparem minimamente por exemplo com uma possível infecção pelo vírus HCV a qual poderá ocorrer até com mais facilidade.Os medos existem, a ignorância também e dentistas seropositivos só mesmo se puserem á entrada do consultório um placar bem grande a dizer “O Dentista tem Sida”

2 comentários:

Anónimo disse...

Xiça! olha que eu passo a vida no dentista!

rosario

Biby disse...

Conheço um dentista que foi mordido por um cliente e ficou bastante preocupado porque rompeu as luvas...