Reflectir sobre a "SIDADANIA"


Os estudantes universitários portugueses correm um risco muito elevado de contrair o vírus da SIDA, revelam os resultados de um estudo da Fundação da Juventude, apoiado pela Coordenação Nacional para a Infecção pelo HIV/SIDA.
O estudo foi efectuado em 11 estabelecimentos do ensino superior de Lisboa e Porto envolvendo 1233 estudantes.
Estivemos na apresentação dos resultados do estudo, e gostámos do que vimos e da maneira como o mesmo foi desenhado, bem como das pessoas que o realizaram.
Um jogo de 20 perguntas, todas elas relacionadas com o HIV e com graus de dificuldade diferentes, com vista a avaliar os conhecimentos nesta área, constituía o “flagship” do mesmo. Acerca do jogo achei-o extremamente interessante e pessoalmente acho que o mesmo, com pequenas modificações poderia ser aproveitado como uma ferramenta muito útil na área da prevenção e informação, a ser utilizado no futuro por entidades envolvidas nesta área tais como a Coordenação Nacional.
Como método de avaliação do grau de risco, questiono a sua eficácia, pois mesmo 19 respostas certas e uma errada, nas vinte perguntas efectuadas pode indicar um alto grau de risco, caso essa pergunta seja básica, e fundamental em relação à prevenção.
Enviei um email às autoras do estudo, convidando-as a escreverem um texto para publicação no nosso Blog, sobre as conclusões do estudo e sobre aquilo que pensam poderia ser feito na área da prevenção face aos resultados obtidos.
Espero que se dignem fazê-lo, para os “sidosos” responsáveis, que não obstante terem sido infectados, se preocupam com o alastramento da pandemia quer no nosso país quer no mundo.
Estudos deste género são importantes, e é uma pena se todo o trabalho e energia despendidos no mesmo não forem aproveitados para desenvolver campanhas de informação e prevenção pelos responsáveis políticos, junto das populações estudadas, com possibilidades de serem alargadas á população estudantil dos ensinos básico e secundário.

Sem comentários: