O Milagre das Rosas


Do nosso passado histórico alguns factos são-nos ensinados em crianças e hoje recordei o Milagre das Rosas, em que a rainha D.Isabel por muitos chamada a rainha santa, distribuía pão aos pobres quando foi interceptada pelo seu esposo e senhor El-rei D.Dinis que lhe perguntou o que ela levava escondido no regaço ao que ela retorquiu dizendo: - São rosas senhor... O rei estranhou o facto de ela ter rosas no mês de Janeiro, mas ela ao abrir o regaço o pão transformou-se em rosas.
Incrédulo que sou e sempre procurando explicação racional para as coisas, engendrei a teoria de truque de ilusionismo e de um manto com duas bolsas uma com rosas outra com pão. Mas certamente a razão que me levou a escrever este texto não é de maneira nenhuma tentar explicar o dito milagre mas sim fazer uma ligação histórica entre o passado e o presente.
A preocupação de D.Dinis era a economia, ter madeira para fazer barcos e desenvolver a agricultura e fazer com que o nosso país fosse próspero e rico.
Transpondo a história e os factos para os dias de hoje, vamos ver o que os dons Dinises e as donas Isabeis do nosso tempo, e que controlam o destino da nação estão fazendo para desempenhar o seu papel.
O Pão tem o símbolo das coisas que o povo precisa, como os cuidados de saúde, bem estar social e segurança. As plantações de pinhais e a agricultura, são a economia do país e os projectos de desenvolvimento a curto, médio e longo prazo.
Se até agora me foi fácil redigir este texto, pois trata de coisas do passado, que não vivi, mais difícil senão impossível será escrever sobre o presente, que estou vivendo, tal é a minha revolta para com os governantes do nosso país e do pão que distribuem ao povo.
Naquele tempo o povo tinha fome certamente e a rainha caridosamente ia distribuindo o seu pão. Deveria haver os abastados senhores de terras que viviam na abundância e nos seus palacetes e quintas senhoriais que desperdiçavam os bens produzidos com o trabalho do povo.
O panorama actual parece semelhante embora vivido noutra época. Continua a haver desperdício por parte dos senhores governantes e dos que controlam a economia, querendo que o povo aperte o cinto cortando-lhes regalias e aumentando o custo de vida através de mais e mais impostos. As listas de espera para uma consulta continuam a existir e a segurança social e a sua falência anunciada não toma o rumo certo.
Direitos adquiridos existem para aqueles que têm chorudas reformas e não querem abrir mão delas.
A percentagem de aumento das reformas continua a ser um escândalo pois enquanto um reformado com uma pensão mínima a maior percentagem dá-lhe mais 7 ou 8 euros um reformado com uma pensão alta e com um aumento menor vai receber mais 200 ou 300 euros.
Os cuidados de saúde e o aumento no preço dos medicamentos põem os cabelos em pé aos que têm menos recursos e que por vezes não têm o suficiente para a sua sobrevivência. Aparentemente o país mostra prosperidade e riqueza mas essa é só para alguns.
As rainhas donas Isabeis do nosso tempo que deveriam ajudar a minimizar as dificuldades de um povo que está com fome onde estão?
A simbologia da rainha e das donas Isabeis do nosso tempo refere-se aos decisores politicos do nosso tempo que genuinamente possam fazer algo para melhorar o actual estado de coisas.
O que o povo no tempo de D.Dinis fez para resolver o seu estado de pobreza não sei mas creio que nada, e continuou servil e obediente aos senhores das terras e ao rei, e como naquele tempo não havia futebol entretia-se a ver os desfiles reais e toda a ostentação por parte dos nobres curvando-se á sua passagem em sinal de respeito.
O que o nosso povo hoje irá fazer, possivelmente será idêntico ao que fizeram os nossos antepassados, só que hoje temos futebol QB e a paixão clubista é mais forte . São os desfiles da nobreza dos dias de hoje.
Esperaremos resignados que as donas Isabeis apareçam e que o MILAGRE DOS ROSAS aconteça pois de outra maneira só poderemos esperar pela próxima época, em que as árvores dêem frutos e umas LARANJAS sempre vão dando algum sumo e nutrientes.
Um bom ano de 2007 a todos os que nos lêem, com as realizações pessoais que anseiam, cheio de activismo para que possamos contribuir para um futuro melhor para todos são os votos do SIDANIA.
Deixo-vos a imagem das rosas e vamos a ver se as rosas se transformam em pão um dia destes. Com a inovação tecnológica tudo é possível e podemos mesmo inverter os milagres. Será?

Sem comentários: