A SIDA continua a matar


Segundo os mais recentes dados estatísticos, até 30 de Junho de 2006, foram notificados 29.461 casos de infecção pelo HIV em Portugal.
O Grupo que apresenta maior numero de infecções é o dos toxicodependentes que usam drogas injectáveis. A seguir vêm os heterossexuais, e em terceiro lugar os homossexuais masculinos, infectados através de relações sexuais não protegidas.
Dos grupos acima referidos é de assinalar que o numero de infecções dos toxicodependentes tem vindo a diminuir, possivelmente devido á distribuição gratuita dos kits de seringas, o que expressa a utilidade desta medida de prevenção.
Em relação aos heterossexuais a percentagem de casos tem vindo a aumentar, o que indica uma fraca adesão ao uso do preservativo, que para muitos ainda é algo que provoca uma inibição no desempenho sexual.
Não sei até onde podem chegar as campanhas a favor dos preservativos e o perigo que representa não o usar. Os Portugueses segundo a Comissão Europeia, estão abaixo da média no que diz respeito a estarem informados sobre a SIDA e como a infecção pelo HIV se transmite.
É urgente fazer mais para travar a pandemia e mudar a mentalidade do nosso povo que continua a pensar que a SIDA só acontece aos outros.
A Sida não obstante os progressos obtidos com as terapias HAART, que reduziram em grande numero a mortalidade causada pela infecção, continua a matar pessoas no nosso país e no mundo inteiro.
Eis alguns dados relativos ao HIV no nosso país, que mesmo não sendo totalmente correctos reflectem o grave problema com que nos deparamos.
Número de total de infectados: 29.461
Toxicodependentes : 13.426
Percentagem de Heterossexuais : 36,9 por cento
Novas Infecções no primeiro semestre de 2006: 1.173
Bébés que nasceram infectados desde 1983 : 44 (25 meninas e 19 rapazes)
Total de mortes :6.506
Mortes no primeiro semestre de 2006 : 22 Homens e 9 mulheres (31)
A SIDA continua a matar, é bom que saibamos isso e possamos contribuir para despertar aqueles que continuam a pensar que o HIV é problema de quem está infectado e não deles.Faça a sua parte eu estou tentando fazer a minha.

Sem comentários: