Transplantes de Figado em Seropositivos HIV


No recente Seminário sobre a Co-infecção HIV e dos vírus das Hepatites B e C, levado a cabo pelo hospital Carlos III de Madrid, falou-se da percentagem de casos de sucesso no tratamento da Hepatite C em doentes com o HIV, ser praticamente igual á dos doentes seronegativos ao HIV.
A mensagem principal que mostrou os resultados obtidos até agora no estudo Presco, realizado em 348 pacientes co-infectados por ambos os vírus, é que estes doentes podem alcançar percentagens de cura similares aos obtidos nos afetados só pela hepatite C. Este trabalho criará na prática clínica diária "uma atitude mais aberta para o tratamento da hepatite C em pacientes HIV positivos dado os melhores resultados obtidos", explicou o doutor Vicente Soriano, autor principal do estudo e chefe do Serviço de Doenças Infecciosas do hospital referido.
Nas jornadas terapêuticas deste ano do Hospital Curry Cabral, o Professor Miro do Hospital Universitário de Barcelona referiu que nos transplantes de Fígado efectuados no seu hospital em doentes co-infectados com os dois vírus as percentagens de sucesso são idênticas ás dos mono infectados com o HCV/HBV.
Que eu tenha conhecimento em Portugal até ao momento não foi efectuado nenhum transplante a um doente co-infectado com o HIV.
Será que no nosso País nenhum seropositivo HIV necessita de transplante de Figado?Talvez a razão seja sermos um País demasiado pequeno e com poucos casos, ou talvez não.

Sem comentários: