Poupem nas terapias do HIV

Doente com HIV há 17 anos, com a infecção estabilizada, carga viral indetectável (inferior 50 copias per ml) e CD4 acima das 500 , abordado pelo médico para alteração da terapêutica deixando de tomar Inibidores de Protease (I.P.) substituindo-os por N.N.R.T.I’s alegadamente para maior conforto nas tomas dos medicamentos que passariam de 3 tomas diárias para 2 ou uma. A diferença de preços entre os IP’s e os NNRTI’s é abismal a favor dos segundos em economia .
Este doente teve várias mudanças de terapêutica no passado devido a efeitos secundários aos quais reagiu violentamente, e é um doente de difícil adesão. A actual terapia está a resultar em pleno desde 2003, mantendo-se estável. Doente com historial clinico Hepático HCV,HBV tendo feito tratamento com interferon alfa e interferon peguilado, negativou ao genotipo HCV, ficando entretanto com uma fibrose F2 (escala de 1 a 5) e com 4,81 na escala do fibroscan. No seu historial clinico consta ainda stress pós-traumático, tendo tido episódios de perda de conhecimento acompanhados de convulsões epilépticas e a sua situação neurológica foi agravada por ter estado durante um longo período de tempo com níveis baixos de oxigénio no sangue (3 meses entre os 50% e 70%)
O "Curriculum SIDAe" deste doente parece-me extraordinário. Convém tratá-lo como um doente V.I.P.
Eu sou um leigo sobre terapias. Sou apenas um estudioso sobre a problemática da SIDA e seus efeitos nas mentes dos infectados, e por isso embora me pareça estranho uma proposta de mudança duma terapêutica que aparentemente está a funcionar não me posso pronunciar sobre o assunto.
Não acredito que a proposta de mudança seja baseada em conceitos economicistas, ou o juramento hipocrático feito por todos os médicos estaria em causa e passaria a ser uma simples formalidade baseada na tradição que já não é o que era.
Claro que a proposta é para o conforto do doente e não tem nada a ver com economia e política.
Já dizia a minha avózinha “ Com Papas e Bolos se enganam os tolos”

1 comentário:

Deva disse...

Ah!Já começou, portanto. As associações que não se mexam...