O Xadrez e o HIV


“No xadrez da vida todos os dias andamos novos quadrados, uns pretos, outros brancos… vamos caminhando lentamente conquistando quadrado a quadrado”
Não conheço o autor desta frase, mas ela estava incluída num texto publicado num fórum e era assinada com o nickname de “Apenas um peão”.
Foi a maneira mais linda de descrever a infecção pelo HIV, de um recém infectado, com todos os medos e traumas que a noticia que o teste nos dá de que estamos infectados com o vírus da sida nos traz, que vi até hoje.
Passo a transcrever parte do texto:
“Pareço uma criança a fugir por tudo que é lado. Salto de quadrado em quadrado, mas o grande quadrado é limitado, tem um fim… quando chego a um canto e vejo que não posso fugir mais sofro muito, fico muito triste, porque não me apetece virar e dar de cara com a realidade. Os peões, os bispos, os castelos, até o Rei e a Rainha olham para mim como que a dizer: “vais fugir por onde? Encara esta nova realidade… a realidade de uma derrota”Porque não encarar? Não era para bem ou para o mal que querias saber o resultado? Pergunto-me. Quando me virar e tiver forças para jogar volto a escrever”
Já passaram uns anos, desde que este desabafo me foi dado a conhecer. Lembro-me na altura ter respondido a esta participação no papel de um companheiro também jogador de xadrez.
Espero que este companheiro, hoje já tenha vontade de jogar novas partidas, e que no xadrez da vida com HIV vá conquistando quadrado a quadrado comendo as peças principais ao adversário para que possa dar-lhe o xeque-mate final . O Adversário é o HIV, e estamos a jogar contra ele. Hoje conhecemos bem as regras do jogo e a sua maneira de jogar. Podemos perder uma ou outra partida com as jogadas fora do comum que ele está habituado a fazer, mas com cuidado e estando atentos ás suas manobras é possível derrotá-lo. Pessoalmente já perdi alguns jogos, mas na estatística geral eu estou com larga vantagem nas partidas que venci. Continuo a jogar e a vencer o HIV, pode não parecer fácil mas tenho esperança de vir a ser o campeão neste jogo eterno. Certamente que se um dia for vencido neste jogo da vida, não estarei aqui para dar os parabéns ao vencedor. Acho que ele vai reconhecer que fui um duro adversário e que só me venceu porque eu infantilmente cometi vários erros durante o jogo.
Encare a seropositividade como um jogo, e esteja preparado para o jogar. Saiba as regras, vá treinando e certamente será um campeão.
Saudações Sidopositivas

2 comentários:

Anónimo disse...

Rendo-me. Gosto de ti!

rosario

Anónimo disse...

Ah! vim aqui ter pelo cárcere http://osolaosquadradinhos.blogspot.com/, pelas "Memórias do Cárcere".

rosario