O Barbeiro das lâminas multi-clientes


Uma das coisas que gosto de ler são participações da população em geral sobre possíveis infecções, em lugares como cabeleireiros e estabelecimentos onde se colocam piercings e se fazem tatuagens. Hoje estava a ler um fórum, e alguém perguntava se podia ficar infectado no barbeiro, pois tinha notado que o seu barbeiro usava a mesma lamina para desbastar os cabelos e cortar aqueles pelos soltos na zona do pescoço.
A primeira coisa que me ocorreu foi aconselhar a pessoa a mudar de barbeiro, pois nos dias de hoje não se justifica usar a mesma lâmina que custa alguns cêntimos em mais do que uma pessoa. Realmente o perigo pode existir se houver pequenos cortes, mesmo mínimos enquanto se rapam os pelos soltos e certamente algumas partículas de sangue poderão ficar na lâmina.
A questão é que as pessoas apenas citam a infecção pelo HIV, que até é um vírus pouco resistente fora do corpo humano e morre pouquíssimo tempo depois de estar fora da corrente sanguinea. Ninguém parece importar-se com o vírus da hepatite C, que é extremamente resistente e pode continuar a infectar mesmo muitas horas depois de estar fora do circuito sanguíneo.
Note-se que os dois vírus têm formas semelhantes de infectarem as pessoas embora o HCV não seja tão facilmente transmissível através de relações sexuais não protegidas.
No que diz respeito á infecção através de sangue contaminado o HCV, (sendo a mais comum a partilha de seringas entre tóxico dependentes ) é de longe muito mais infeccioso. Desde que o programa de troca de seringas nas farmácias se iniciou, houve uma clara redução de casos no que diz respeito ao HIV. Entretanto, e porque os kits, não tinham todo o material necessário á preparação da droga , foi um completo fracasso em relação ao vírus HCV, continuando a aumentar os casos de infecção por esta via.
Os próprios corta unhas, podem ser objectos infectantes no que diz respeito ao HCV , mas é pouco provável que o sejam em relação ao vírus da Sida.
Concluindo, todo o material cortante passível de entrar em contacto com o nosso sangue deve ser de uso estritamente pessoal bem como as escovas de dentes. Há perigo de contaminação em maior ou menor grau no que diz respeito ao HIV, mas nunca se esqueçam que há mais infecções possíveis . E como nem só de HIV vivem as infecções do homem, previna-se e evite partilhar objectos pessoais que possam entrar em contacto com o sangue.

1 comentário:

Biby disse...

É por estas e por outras que quando vou arranjar as unhas á cabeleireira levo o meu próprio material.
Apesar dela ter um esterilizador quando tem muitas clientes o alicate de corta cuticulas (que muitas vezes faz sangue)passa de uma cliente para a outra sem estar o devido tempo no aparelho.