Milagres por encomenda

Há quem diga que há milagres, mas eu e naquilo que se refere ao HIV sou um tanto ou quanto céptico quando aparecem notícias que a serem totalmente verdadeiras seriam algo muito bom para toda a comunidade infectada com o vírus da SIDA.
Uma companhia farmacêutica anunciou um anticorpo monoclonal , que bloqueia os receptores CCR5 das células CD4, que reduz a carga viral em 90% durante duas a três semanas com uma única administração do medicamento.
Claro que ainda está em fase de desenvolvimento mas caso fosse aprovado seria algo muito bom. O medicamento será injectável e poderia ser administrado nos hospitais ou centros de saúde acabando de uma vez por todas com a saga da adesão à terapêutica, que muitas vezes quando a medicação não trabalha é sempre o bode expiatório com culpas para o doente.
Actualmente a febre da investigação está nos bloqueadores de integrase que impedindo que o vírus se fixe aos receptores CCR5, o impedem de se reproduzir.
Não fosse o caso da infecção pelo HIV tão sério, devido ao numero de mortes que já causou e ao numero de pessoas que necessita de uma terapêutica de resgate e em cada novo produto que está em investigação ver uma tábua de salvação, e eu seria tentado a dizer que o HIV é muito católico e só tem sexo para fins reprodutivos. Medicamentos deste género serão a versão do preservativo viral ou então e em comparação com a espécie humana serão os “empatas” que nem curam nem deixam curar.
Se há muitos que depois da introdução das terapias combinadas com três tipos de medicamentos, foram sobrevivendo ao longo dos anos, ansiamos para que as novas armas de combate ao vírus permitam a muitos mais continuar a viver e com menos efeitos adversos devido à toxicidade dos químicos.

1 comentário:

gatoman disse...

Olá R ;)
Os inibidores de integrase (MSD, Gilead) não são inibidores do CCR5 (Schering, Pfizer) e vice versa. Trata-se de uma fase diferente na replicação do vírus.
abraços