OS DEZ "SIDAMENTOS"


Descobrir que se está infectado pelo HIV. pode ser uma experiência confusa e assustadora devido á ignorância que a maior parte das pessoas tem sobre a doença.
A seguir são descritas 10 regras, para ajudar as pessoas a lidar mais facilmente com a infecção pelo vírus da SIDA.
1- Eduque-se acerca da doença aprendendo o mais que puder sobre ela. Contacte associações na área do VIH/SIDA e consulte sites informativos na internet.
2- Depois do diagnóstico da infecção e de lhe ter sido atribuído um médico, para o seguir, tente desenvolver uma relação de amizade com ele, e faça-lhe todas as perguntas que entender. O médico tem a função de ajudar o doente e de o informar. Não tenha vergonha de não saber e de perguntar.
3- Começar o tratamento logo no inicio da doença é muitas vezes uma vantagem , pois vai impedir que o seu sistema imunitário fique mais debilitado. Entretanto o seu médico será a pessoa indicada para lhe dizer quando deverá iniciar o tratamento. Ir aprendendo sobre as diferentes terapias que lhe são postas á sua disposição e sobre efeitos secundários é algo importante para si.
4- Entre em contacto com outro doentes para construir uma rede de apoio. Participe em grupos de auto-ajuda quer pessoalmente ou virtualmente através da internet. A interacção com outros doentes pode ser importante para decidir onde vai ser tratado e mesmo a escolha do médico que o vai seguir. Envolva-se em eventos e programas sobre a doença através de associações e grupos que possam existir na sua área de residência.
5- Pense sobre como e quando você vai dizer á sua família, amigos e colegas acerca da infecção. Ter pelo menos uma pessoa da família ou um amigo que saiba sobre o que você está passando pode ajudar a aliviar o fardo, e a determinar quando e como deverá ou não contar a outras pessoas com quem se relacione. Lembre-se que não há necessidade de todo o mundo saber que está infectado. A divulgação pode ás vezes resultar em preconceitos e até mesmo rejeição por ignorância sobre a doença.
6- Para o infectado, o caminho para o bem estar envolve mais do que o simples tratamento médico. Uma vida saudável com exercício físico, boa nutrição e cuidados preventivos são elementos vitais para ter uma vida com qualidade
7- Faça escolhas sábias sobre o seu emprego e sobre a sua carreira. Saber a política da empresa em relação á infecção e os seus direitos laborais pode ajudá-lo imenso no leque das suas opções antes que possíveis problemas apareçam.
8- Planeie o seu futuro financeiro. Muitas doenças entre as quais o HIV impõem incertezas em relação ao futuro das pessoas infectadas, portanto não espere e comece logo a planear o seu futuro e a saber com o que pode contar ou não e os apoios, seguros e outros que possa ter á sua disposição.
9- Faça-se ouvir. Juntar-se a grupos de luta em prol dos direitos dos sero-positivos é algo muito importante para todos. Participe nos programas de apoio especificos onde poderá aprender mais sobre questões importantes para si e para a sua vida. Tornar-se num activista é a melhor maneira de assegurar-se de que as necessidades das pessoas infectadas pelo HIV sejam consideradas quando o governo e o sector privado tomam decisões importantes relativas a tratamentos e apoios ás pessoas infectadas.
10- Não desista nunca de lutar, participando em eventos de esclarecimento promovidos por associações não lucrativas e ajudando na divulgação de informação sobre a doença para que ela seja cada vez mais, vista sem o estigma e os rótulos discriminatórios que lhe são associados.

Sem comentários: